-
Arquitetos: Architecturestudio, MDR Architectes
- Área: 10000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marie-Caroline Lucat
-
Fabricantes: Bega, CAIRplus, COMPA 220, FläktGroup, Forbo Flooring Systems, GERB, Placo, Signature F, Wavin, Zumtobel, iGuzzini
Criado para ser uma vila musical onde as pessoas podem dançar e cantar na cobertura, o Conservatório de Música de Montpellier se abre para a cidade como um novo centro cultural em meio a um paraíso de plantas.
No bairro de Boutonnet, o Conservatório de Música de Montpellier está localizado no coração da cidade. O conjunto de edifícios procura integrar-se no desenho urbano através de espaços públicos generosos e dois conjuntos habitacionais complementares a eles. Situa-se no local da antiga Maternidade Grasset, que teve suas características arquitetônicas do seu hall de entrada preservadas.
Em meio à abundante vegetação do entorno, o Conservatório é concebido como uma vila musical, com volumes intercalados por pátios, terraços e jardins suspensos. Esses espaços são ligados entre si por corredores com grandes aberturas para a rua. O projeto busca renovar a relação entre arquitetura e instituições de ensino ao propor um novo estilo de vida, abordando a relação do conservatório de música com a cidade em termos de valores urbanísticos, e conectando esses dois ambientes por volumes fragmentados em meio a espaços verdes.
O edifício fica no recuo de uma grande praça onde se acomodam os corredores principais e um auditório de 400 lugares. Oferecendo, assim, um caminho que se desenvolve da entrada para salas de aula espaçosas e arejadas. O edifício integra-se harmoniosamente com as massas do entorno por meio de volumes que se aproximam dos limites do antigo viveiro e da praça. Os jardins suspensos estendem-se até as copas das árvores e são cobertos por painéis fotovoltaicos disposto em padrão escama de peixe.
Com espaços destacados pelo efeito da luz natural filtrada pelas proteções solares coloridas, junto a delicada trama que os conectam, cria-se um ambiente de vida e trabalho agradável para todos. Resultando, também, em um ambiente poético e acolhedor, adequado para uma instituição cultural e para o estudo e a prática de música, dança e teatro. Por fim, o complexo revitaliza o coração do distrito de Boutonnet, além de que esta obra bem contextualizada, inovadora e contemporânea, sem dúvida, aumentará o alcance previsto do conservatório em pouco tempo.